29 December 2006

Concílio II

Rumo à Tiro

Assegura-se que todos os arianos sejam queimados.
Senhor Alexandre! Sim! As ruas de Constantinopla estão em fúria. O povo está lutando contra o Concílio.
Constantino deve estar louco. A população não sabe a história do Messias, pouca informação reage com a ignorância e facilita a fúria e a violência.
Pai! Sim, Atanázio! Crê que seremos perseguidos pelos arruaceiros antes do concílio?
Creio que não. Em carta, Constantino garantiu a segurança e a nossa proteção.
Mas seus soldados estão em choque com os vândalos.
Sabe que o Deus é nosso aliado, filho. Nossa confiança em que tudo dará certo não pode falhar a poucos passos de Constantinopla.
Senhor Alexandre! Sim! Afirmo a vossa excelência que a carruagem estará segura durante a travessia na cidade até os aposentos de Constantino.
Seguimos em frente, Deus protege os que o amam e o levam junto para a vida.

Pai! Sim! Constantino oferece o jantar. Eustáquio chegou? Ainda não, chegará na semana seguinte. Então teríamos tempo de pegar uma pedra de Nicéia antes de vir.
Bispo Alexandre! Agradeço a presença...
...recebi uma carta do Padre Ário reclamando que não o reintegrei à igreja.
Este padreco é serviçal de satanás. Quer confundir a ciência do povo justificando a divindade do Messias. Sabe bispo, fiquei ofendido com a carta de Ário, acredito que este é realmente inimigo da religião.
Eu sempre soube desse padreco, é pregador de bom falo, poeta, e de carisma popular em Alexandria. O senhor o excomungou por hora certa, bispo. E deve ter lhe afastado de Alexandria em momento espetacular. Sirva-se...
Imperador Constantino, amanhã estarei a caminho de Tiro, parece-me que a companhia de Ário atormentou o arcebispo. Ário é um grande aceitador nas idéias e grande homem de corte, daquele que se influi facilmente e distorce opiniões.
Deveremos abrir os olhos, Constantino. Bispo, contaram-me sobre uma jovem em sua região que atrai uma legião de escutadores.
Constantino, peço-lhe a permissão da deixa. Pode falar Bispo. Essa jovem é Catarina. Não há peso sobre suas palavras que afunde o processo de canonização.
Disseram-me que a idéia dessa jovem atrapalha os miolos do povo. Com a graça do Pai Nosso, Imperador; Catarina é uma desmiolada que cura uns doentes com seus estudos sobre Criação e outras filosofias. Deixemos para a atitude que o Senhor deverá ter em relação à minha preocupação. Sim Constantino, sei bem tratar esse povo com poucos grãos de benção.

(continua em Concílio III)

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home